Guia
completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa
A elaboração de gêneros científicos requer uma
padronização ou normatização que, no Brasil, segue o modelo da Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Normatizar um artigo, uma tese ou um
projeto de pesquisa, por exemplo, é considerado por grande parte dos estudantes
como a pior parte da elaboração de um projeto científico, porque, de fato,
requer paciência, tempo e, muitas vezes, um investimento financeiro (caso o
aluno opte por contratar uma empresa ou pessoa especializada no assunto para
formatar todo o trabalho).
ABNT – Associação Brasileira de
Normas Técnicas
O que é ABNT?
A ABNT é uma associação privada,
sem fins lucrativos, que foi fundada em 1940 e tem, por objetivo, a
normalização técnica do Brasil. Por ser uma entidade privada, a adequação de
trabalhos acadêmicos e científicos, quanto às normas propostas pela ABNT, é
facultativa e cabe a instituição de ensino decidir se irá adotá-la ou não.
Algumas dicas importantes e
fundamentais para a elaboração do seu projeto científico. Pegue um caderno e
anote-as, pois elas facilitarão a sua vida no mundo (às vezes, assustador) da
Iniciação Científica.
O que é um projeto de pesquisa?
A ABNT define o projeto de
pesquisa como “uma descrição da estrutura de um empreendimento a ser
realizado”. O projeto de pesquisa é,
portanto, um documento que irá apresentar os planos para o desenvolvimento de
possíveis atividades realizadas durante a pesquisa.
Como organizar um projeto de pesquisa?
1. Capa
Parte externa do projeto de
pesquisa, que contém informações de identificação do trabalho científico. Deve
possuir as seguintes estruturas:
Nome da instituição (centralizado, em
letras maiúsculas, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 14.
Nome(s) do(s) autor(es) em letras
maiúsculas, tamanho 14.
Ao centro da página, título do trabalho e
subtítulo (se houver) em negrito com letras maiúsculas, em tamanho 16.
Na parte inferior da página, a cidade e o
ano com letras maiúsculas e tamanho de fonte 14.
2. Folha de rosto
Vem imediatamente após a capa e
apresenta elementos mais específicos para a identificação do trabalho. Deve
possuir as seguintes estruturas:
Nome do(s) autor(es) em letras maiúsculas e
fonte tamanho 14.
Título e subtítulo do trabalho (se houver)
em negrito, letras maiúsculas e fonte tamanho 16.
Informações sobre o trabalho: nome da
instituição a qual será submetido o projeto, área de concentração, professor
orientador. Tais informações deverão ser redigidas em fonte tamanho 12 e com
alinhamento do meio para a direita.
Local e data centralizados, em letras
maiúsculas e fonte tamanho 14, localizados na parte inferior da página.
3. Ilustrações, tabelas
São elementos opcionais. Deverão
conter todas as ilustrações e tabelas apresentadas no decorrer do projeto
sinalizadas com a sua localização (página).
4. Lista de abreviaturas
Elemento obrigatório. Deve conter
todas as siglas e abreviações e seus respectivos significados.
5. Sumário
É onde aparecem as divisões do
trabalho, os capítulos e as seções.
Todas as folhas do trabalho, a partir da
folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A
numeração só é colocada a partir dos elementos textuais (ex. introdução,
desenvolvimento e conclusão) em algarismos arábicos.
6. Introdução
Deve conter elementos como:
Problema de Pesquisa:
Toda pesquisa científica, como
foi dito anteriormente, parte da formulação de uma ou mais perguntas. O
problema de pesquisa tem que, essencialmente, ser uma pergunta, devendo,
também, ser empírico (ou seja, baseado na experiência e na observação e não em
percepções pessoais), preciso (nada de perguntas vagas ou muito “viajadas”,
ok?), delimitado a uma dimensão viável (quanto maior a dimensão da pesquisa,
menor é a precisão das informações coletadas) e, claro, solucionável.
Hipóteses:
Segundo Gil (2009), hipótese é “a
proposição testável que pode vir a ser a solução do problema”. Nada mais é do
que a suposição de coisas que podem responder ao problema de pesquisa. Ao final
do projeto de pesquisa, a hipótese deverá ser negada ou comprovada.
Objetivos:
Deve responder a pergunta “para
quê?”, devem ser claros e precisos e discriminados com verbos no infinitivo,
que determinam ação. Deve conter um objetivo geral (mais amplo, é o propósito
geral da pesquisa) e objetivos específicos. O objetivo é a meta do seu
trabalho, é aonde o pesquisador quer chegar com a pesquisa. Dica: use verbos
como “descobrir, analisar, discutir, esclarecer, procurar, realizar, medir,
produzir, localizar, diagnosticar, etc”.
Justificativa:
Responde a pergunta: “por quê?”.
Qual a importância da pesquisa nos âmbitos teórico, metodológico e/ou empírico?
Inclua fatores que determinaram a escolha do tema de estudo e das referências,
por exemplo.
7. Referencial Teórico
É o que sustenta a pesquisa, uma
vez que possui toda a fundamentação teórica. Valorize os conhecimentos já
produzidos pela humanidade ou por cientistas. Deve incluir fontes provenientes
de livros, pesquisa em internet ou em outros meios de informações disponíveis
no mercado.
8. Metodologia
Deve constar todos os
procedimentos que serão utilizados na pesquisa, como, por exemplo:
Tipo de pesquisa: é de natureza
exploratória, descritiva ou explicativa?
População e amostra: informações sobre o
universo a ser estudado.
Coleta e análise de dados: quais as
técnicas que serão utilizadas para coletar dados (questionários, entrevistas,
observação, experimento…)? Descreva todas as informações obtidas de maneira
clara e precisa.
Deve ser minuciosa e extremamente
detalhada.
9. Recursos
Quais os equipamentos necessários
para a realização da pesquisa? Descreva-os! (câmeras de vídeo, material de
laboratório, cartazes…)
10. Cronograma
Estabeleça metas e prazos.
Refere-se ao “quando” da pesquisa. Faça uma tabela que informe a atividade a
ser realizada, o responsável e o dia que deverá ser feita a parte da pesquisa.
11. Referências
Listagem em ordem alfabética de
todas as fontes de pesquisa utilizadas durante a elaboração do projeto. Podem
ser utilizados livros, jornais, revistas, dicionários, internet, artigos
científicos… Deve-se enfatizar que, para cada tipo de referência, há uma
organização padrão determinada pela ABNT.
12. Apêndice
O apêndice é um elemento opcional
do projeto de pesquisa, que possui um conteúdo elaborado pelo próprio autor e
visa a melhor compreensão do projeto científico.
13. Anexos
Elemento opcional, com conteúdo e
material elaborados por terceiros, que servem para embasar a pesquisa
científica.
Seguindo os passos acima, você
poderá organizar melhor o seu projeto de pesquisa. São muitas dicas e normas,
mas, com o tempo, a elaboração de projetos fica mais fácil e você consegue, de
forma mais rápida e eficiente, elaborar um projeto científico de qualidade!
Referências:
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos
de Pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
CARVALHEIRI, Alceu. ENGERNOFF, Sérgio
Nicolau. Orientações para Trabalhos Científicos (OTC) da Faculdade Palotina. 1ª
ed. atualizada. Santa Maria: FAPAS, 2014.
MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva
Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
CUNHA, Helenice Rêgo dos Santos. Padrão PUC
Minas de normalização: normas da ABNT para apresentação de Projetos de
pesquisa Belo Horizonte: PUC Minas,
ago. 2010. Disponível em: <
http://www.pucminas.br/documentos/normalizacao_projetos.pdf> Acesso em 20
fev. 2016.
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