POSITIVISMO
Definição
O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX, período em que chegou ao Brasil.

Princípios positivistas
O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.
Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.

Influências
O positivismo teve muita influência na literatura. No Brasil, por exemplo, influenciou escritores naturalistas como Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia.

Curiosidade:
- A frase “Ordem e Progresso” que encontramos na bandeira brasileira é de inspiração positivista.

A Sociologia define-se por ser a área das ciências humanas voltada justamente para estudos e análises da sociedade como um todo e de cada unidade que a compõe, sendo assim, compreende não somente o comportamento humano como também se dedica a pensar os grupos, organizações e instituições, abarcando dessa forma inúmeras relações sociais e politicas. A possibilidade de compreensão das diversas sociedades é, portanto, o objetivo central da sociologia.

Pesquisas, análises e observações das sociedades fazem parte da rotina dos estudiosos dessa área, chamados sociólogos.  Todas essas observações resultam em reflexões que não são de interesse exclusivo de quem se dedica a essa ciência. Os resultados obtidos a partir de pesquisas e análises sociológicas são de interesse de homens comuns, de políticos, curiosos e de todos aqueles que tenham também interesse em compreender a dinâmica da sociedade.

Cabe salientar também que a Sociologia é uma ciência, que assim como muitas outras, tem nomes de muita notoriedade, e estudos de grande relevância. Vejamos então quais são os principais sociólogos e como suas correntes de pensamento vem influenciando o desenvolvimento dessa ciência no estudo da sociedade.

Os principais sociólogos do mundo
Emile Durkheim
Emile Durkheim é considerado um dos pais da sociologia moderna, sendo fundador da escola francesa. Seu método combina a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Este sociólogo é amplamente reconhecido por ser um dos principais teóricos do conceito de coesão social. Forneceu definições acerca do que seria normal e do que seria patológico dentro de uma sociedade. Além disso, Durkheim foi extremamente importante para o fortalecimento da sociologia ao desenvolver além de trabalhos teóricos, obras que tratavam da divisão social do trabalho.  Suas principais obras são “Regra do método sociológico”, “As formas elementares da vida religiosa”, “Da divisão social do trabalho”, entre diversas outras.

Karl Marx
Já Karl Marx, outro renomado sociólogo, embora tenha inúmeras outras áreas de atuação, teve também enorme influencia na sociologia.  Seus escritos são importantíssimos para a área especialmente no que trata das relações sociais, de classe. Ele nos apresenta fortemente o que chama de luta de classes, e critica a organização capitalista da sociedade moderna, sendo também conhecido como fundador da doutrina comunista moderna. Karl Marx é hoje parte obrigatória dos estudos da área de humanas, não sendo diferente na Sociologia.


Max Weber
Outro grande nome da Sociologia, considerado também como um dos fundadores da mesma, é Max Weber.  Esse importante intelectual alemão é de grande influencia também para as áreas da economia, filosofia,         administração, ciência política e direito.  Sua principal obra é “A ética protestante e o espírito do capitalismo” onde iniciou suas reflexões acerca da sociologia da religião. Seus argumentos baseavam-se na crença de que a religião era uma das razoes pela qual o oriente e o ocidente desenvolviam-se de forma diversa, destacando ainda características particulares do protestantismo que teriam sido cruciais par ao advento do capitalismo, da burocracia e do estado racional nos países ocidentais.

Os grandes sociólogos do Brasil
Após entender sobre a Sociologia Brasileira, nada melhor que emendar um post com os grandes nomes da Sociologia no Brasil. Os Sociólogos brasileiros citados aqui são, de fato, clássicos do pensamento da formação de nossa sociedade. A seguir veremos alguns destes nomes e suas principais contribuições para a sociologia local.

Florestan Fernandes
Florestan Fernandes foi importantíssimo para o desenvolvimento de estudo sociológico em nosso país, isto porque sempre mostrou-se extremamente comprometido com estudos de perspectivas teórico-metodológicas esforçando-se no âmbito da fundamentação da Sociologia enquanto ciência. Foi também crucial sua atuação no desenvolvimento e orientação de pesquisas do processo de industrialização e mudanças sociais no Brasil.

Darcy Ribeiro
Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor e politico brasileiro, desenvolveu trabalhos fundamentalmente nas áreas de educação, sociologia e antropologia. Sua principal obra “O Povo Brasileiro” traz impressões de um importantíssimo estudioso que observou durante muito tempo as características de nosso povo pensando sua formação e sua organização sócial. Darcy é muito conhecido também por seus trabalhos desenvolvidos a partir das temáticas voltadas para os povos indígenas, com riquíssimas observações e relatos antropológicos.

Gilberto Freyre
Gilberto Freyre é sem dúvida reconhecido como um dos maiores nomes da Sociologia no Brasil. Portugal, o mundo ibérico e a presença portuguesa nos trópicos frequentemente são temas de seus escritos, demostrando o papel desse povo na formação de civilizações modernas nos trópicos. Mais uma vez percebe-se o anseio da compreensão da formação da sociedade e do povo brasileiro, principal questão que move os estudos dos precursores da Sociologia em nosso país.

Referências


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog